google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O que a parábola do servo implacável nos ensina?

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão ou irmã que pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu te digo: não até sete vezes, mas até setenta e sete vezes.’

Portanto, o reino dos céus é semelhante a um rei que quis acertar contas com seus servos. Ao iniciar o acerto, um homem que lhe devia dez mil sacos de ouro foi trazido para ele. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua esposa, seus filhos e tudo o que ele tinha fossem vendidos para pagar a dívida. Com isso, o servo caiu de joelhos diante dele. ‘Tenha paciência comigo’, ele implorou, ‘e eu pagarei tudo de volta.’ O senhor do servo teve pena dele, cancelou a dívida e o deixou ir.

Mas quando aquele servo saiu, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem moedas de prata. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo. ‘Pague o que você me deve!’ Ele demandou. Seu conservo caiu de joelhos e implorou: ‘Seja paciente comigo, e eu pagarei de volta.’ Mas ele recusou. Em vez disso, ele foi e mandou prender o homem até que ele pudesse pagar a dívida. Quando os outros servos viram o que havia acontecido, ficaram indignados e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.

Então o senhor chamou o servo. ‘Seu servo mau’, disse ele, ‘eu cancelei toda aquela sua dívida porque você me implorou.’ Furioso, seu mestre o entregou aos carcereiros para ser torturado, até que ele pagasse tudo o que devia: ‘É assim que meu Pai celestial tratará cada um de vocês, a menos que perdoem de coração seu irmão ou irmã.'”

A parábola do servo implacável, também conhecido como servo impiedoso, em Mateus 18:21-35, nos ensina duas coisas sobre o pecado. Primeiro, está além da nossa capacidade de retribuir e, segundo, é maior do que qualquer ofensa que tenhamos sofrido — ou que possamos sofrer — nas mãos de outros. Sem realmente nos vermos como pecadores empobrecidos, não podemos apreciar a graça de Deus e não podemos verdadeiramente perdoar os outros como deveríamos.

O perdão de Deus é um tema proeminente em toda a Escritura, que deveria invocar em nós expressões de admiração e louvor. Aqui está uma passagem do Antigo Testamento. Existem inúmeros outros em toda a Bíblia.

Qual é o resultado final do perdão de Deus? Ele me viu no meu pior momento e ainda me ama; porque Ele sabe tudo o que pensei ou fiz, não há esqueletos no meu armário; Seu amor por mim não pode ser conquistado e, portanto, não pode ser perdido.

Cristo não apenas remove minha condenação e me considera inocente, mas também me declara justo. Sou tão aceitável, sim, louvável ao Pai quanto o próprio Cristo (2 Coríntios 5:21). Deus está total e irreversivelmente satisfeito comigo porque Ele está total e irreversivelmente satisfeito com a obra de Cristo em meu favor (1 João 2:2, 1 João 4:10).

Se admitimos, confessamos e nos arrependemos de nossos pecados, fomos perdoados por Deus, quer tenhamos vontade ou não. Mas há ainda outra dimensão e evidência de perdão. Se tivermos experimentado o perdão de Deus, isso será demonstrado no nosso perdão aos outros. Na parábola do servo impiedoso, Jesus ensina que perdoar os outros faz parte do nosso próprio perdão (Mateus 18:21-35).

Comentário Adicional sobre o Servo Implacável

Embora vivamos inteiramente na misericórdia e no perdão, somos atrasados em perdoar as ofensas de nossos irmãos. Esta parábola mostra quanta provocação Deus recebe de sua família na terra e quão desfavoráveis são seus servos. Há três coisas na parábola:

  1. A maravilhosa clemência do mestre: A dívida do pecado é tão grande que não temos condições de pagá-la. Veja aqui o que todo pecado merece; este é o salário do pecado, ser vendido como escravo. É tolice de muitos que estão sob fortes convicções de seus pecados imaginar que podem dar satisfação a Deus pelo mal que lhe cometeram.
  2. A severidade irracional do servo para com seu companheiro, apesar da clemência de seu senhor para com ele: Não que possamos fazer pouco caso de ofender o próximo, pois isso também é um pecado contra Deus; mas não devemos agravar a injustiça do nosso vizinho, nem estudar a vingança. Que nossas queixas, tanto sobre a maldade dos ímpios quanto sobre as aflições dos aflitos, sejam levadas a Deus e deixadas com ele.
  3. O mestre reprovou a crueldade de seu servo: A grandeza do pecado magnifica as riquezas da misericórdia perdoadora; e o confortável sentimento de misericórdia perdoadora contribui muito para dispor nossos corações a perdoar nossos irmãos. Não devemos supor que Deus realmente perdoe os homens e depois lhes atribua sua culpa para condená-los; mas esta última parte da parábola mostra as falsas conclusões que muitos tiram quanto ao perdão de seus pecados, embora sua conduta posterior mostre que eles nunca entraram no espírito ou experimentaram a graça santificadora do evangelho.

Não perdoamos corretamente o nosso irmão ofensor, se não perdoarmos de coração. Contudo, isto não é suficiente; devemos buscar o bem-estar mesmo daqueles que nos ofendem. Quão justamente serão condenados aqueles que, embora carreguem o nome cristão, persistem no tratamento impiedoso para com seus irmãos! O pecador humilhado depende apenas da misericórdia gratuita e abundante, através do resgate da morte de Cristo. Busquemos cada vez mais a graça renovadora de Deus, para nos ensinar a perdoar os outros enquanto esperamos o perdão dele.

Via christianity.com

Deixe um comentário