google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Por que Jesus precisou ser batizado?

Por que Jesus foi batizado?

Abundam as teorias sobre a razão pela qual Jesus se submeteu ao batismo. Afinal, se Ele era sem pecado como afirma o Novo Testamento, então Seu batismo deve ter tido algum motivo oculto. Talvez João e Jesus conspiraram ou conspiraram juntos para chamar a atenção para o ministério de Jesus; talvez Jesus tenha vindo como representante da raça humana pecadora; talvez Ele tenha se submetido ao batismo como um prenúncio de Sua morte e ressurreição, ou talvez Seu batismo tenha feito o ato do batismo funcionar para todos os outros.

Cada uma dessas teorias, no entanto, perde alguns elementos-chave. Por exemplo, não temos nenhuma evidência de que João ou Jesus tenham falado antes do batismo, embora fossem primos. João vivia no deserto e só sabia que sinal procurar. Mas acima de tudo, o batismo de João não foi principalmente um batismo de arrependimento (o abandono do pecado). Em vez disso, a submersão em água identificou a pessoa com o vindouro Reino Messiânico.

Aqueles a quem João batizou já haviam se arrependido e procurado unir-se ao Messias vindouro e ao Seu reinado. João, na verdade, só aceitaria a verdadeira obediência – até mesmo dos líderes espirituais de Israel. Sua missão era preparar o caminho para a vinda de Jesus, não para tirar o pecado.

Na verdade, nenhum motivo oculto é necessário. Jesus pediu a João que O batizasse simplesmente como um ato de obediência aos propósitos de Deus. Deus deu a João a promessa de um Messias vindouro e a maneira de identificá-lo. Jesus cumpriu essa promessa. Seu batismo foi simplesmente a coisa certa na hora certa: o último ato de Sua vida privada.

O Batismo de Jesus

De acordo com BibleStudyTools.com, o batismo de Jesus é mencionado nos livros bíblicos evangélicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Nesta história, vemos que Jesus se aproxima de João e pede para ser batizado. João vinha proclamando o Evangelho e batizando aqueles que se arrependem de seus pecados, querem consertar seu relacionamento com Deus e aguardam a vinda do Messias. João fica surpreso ao ver que Jesus, o Filho de Deus sem pecado, está pedindo para ser batizado, pois João sentiu que deveria ser ele quem estava pedindo a Jesus para batizá-lo! 

Jesus diz a João que Seu batismo é “próprio para cumprirmos toda a justiça”. Jesus é batizado como um símbolo de entrega de Sua vontade a Seu Pai e do início de Seu ministério terreno. Quando Jesus sai da água, João vê o Espírito de Deus descendo como uma pomba sobre Jesus e eles ouvem a voz de Deus vinda do céu dizer: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado”. 

Jesus e o Batismo na Bíblia

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5 NVI 

E Pedro lhes disse: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38 

O batismo, que corresponde a isso, agora salva você, não como uma remoção da sujeira do corpo, mas como um apelo a Deus por uma boa consciência, através da ressurreição de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:21

Fomos, portanto, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, também nós possamos andar em novidade de vida. Romanos 6:4 

E Jesus, aproximando-se deles, disse-lhes: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando para que observem tudo o que te ordenei. E eis que estarei contigo todos os dias, até o fim dos tempos. Mateus 28:18-20

Deixe um comentário