google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O que significa ser pobre de espírito conforme mencionado nas bem-aventuranças?

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

A frase “pobres de espírito” vem da Bíblia, especificamente do Sermão da Montanha, conforme registrado no Evangelho de Mateus 5. Esta é uma das Bem-aventuranças, conjunto de ensinamentos de Jesus Cristo que descrevem as características e atitudes daqueles que são considerados abençoados ou afortunados aos olhos de Deus.

Certa vez, alguém perguntou a Billy Graham o que Jesus quis dizer com devemos ser pobres de espírito e não deveríamos nos esforçar para ser ricos de espírito? Graham respondeu brilhantemente com o seguinte:

“O que Ele quis dizer? Simplesmente isto: devemos ser humildes em nossos espíritos. Se você colocar a palavra “humilde” no lugar da palavra “pobre”, você entenderá o que Ele quis dizer.

Em outras palavras, quando nos aproximamos de Deus, devemos perceber o nosso próprio pecado e o nosso vazio e pobreza espirituais. Não devemos ficar satisfeitos ou orgulhosos em nossos corações, pensando que realmente não precisamos de Deus. Se estivermos, Deus não pode nos abençoar. A Bíblia diz: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Significado de “Bem-aventurados os pobres de espírito”
Ser “pobre de espírito” não se refere à pobreza material ou à falta de bens físicos. Em vez disso, tem uma conotação espiritual e moral mais profunda. Em hebraico, “pobre” significa tanto os pobres materialmente como os fiéis entre o povo de Deus. Os pobres de espírito são aqueles que têm o coração dos pobres, a mesma atitude dos pobres e são totalmente dependentes de Deus. Isto está relacionado com as palavras de Cristo em Mateus 23:12: “E quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Ser “pobre de espírito” significa:

  1. Humildade: Significa um coração humilde e contrito, reconhecendo a pobreza espiritual e a dependência de Deus. É o oposto de arrogância, orgulho e auto-suficiência.
  2. Reconhecimento da Necessidade: Aqueles que são “pobres de espírito” reconhecem a sua necessidade da graça, do perdão e da orientação de Deus nas suas vidas. Eles entendem que não podem alcançar a justiça ou a salvação pelos seus próprios méritos.
  3. Abertura a Deus: Ser “pobre de espírito” implica uma disposição de se submeter à vontade de Deus, de estar aberto aos Seus ensinamentos e de ser receptivo à transformação do caráter pelo Espírito Santo.

O que é o Reino dos Céus?
Jesus ensina que aqueles que são “pobres de espírito” são abençoados porque herdarão o “reino dos céus”. Esta frase refere-se ao reino ou domínio onde o governo e a presença de Deus são plenamente realizados. Na teologia cristã, muitas vezes representa a vida eterna com Deus, a salvação e um relacionamento próximo com Ele. Assim, quando Jesus diz: “porque deles é o reino dos céus”, Ele está prometendo que aqueles que são “pobres de espírito” experimentarão os benefícios do reino de Deus, tanto nesta vida como na vida após a morte.

“Abençoado” neste contexto indica exaltação celestial e espiritual, em vez de felicidade ou prosperidade terrena. Em outras palavras, aqueles que são “pobres de espírito” experimentarão a riqueza de um relacionamento profundo com Deus e a recompensa final da vida eterna.

Às vezes lamentamos as repercussões do que fizemos. Se você está em alta velocidade e vê a patrulha rodoviária no retrovisor, com as luzes piscando, você sente muito. Mas provavelmente não foi porque você ultrapassou o limite de velocidade, mas porque não procurou com mais atenção a patrulha rodoviária. Você também lamenta porque suas taxas de seguro aumentarão. A questão é: da próxima vez você diminuirá a velocidade ou continuará acelerando? Às vezes lamentamos as repercussões, mas não lamentamos o ato. Não lamentamos o suficiente para parar de fazer isso.

Felizes os pobres de espírito, as pessoas que se vêem como realmente são. Felizes os que choram; eles querem fazer algo sobre essa condição. Eles ficam tristes com isso. Eles se arrependeram disso. Como Romanos 4:8 diz: “Sim, que alegria para aqueles cujo histórico o Senhor limpou do pecado”. Assim, nossa tristeza leva à alegria.

Deixe um comentário