google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Quem é jesus?

No cerne do Cristianismo está uma questão central: “Quem é Jesus Cristo?” Pode ser surpreendente para alguns que essa pergunta ainda seja relevante após quase dois milênios de atividade cristã. Mas, por mais estranho que pareça, até mesmo os cristãos não concordam sobre a natureza do Fundador de sua religião. Esse fato diz muito sobre aqueles que se dizem “cristãos”, o que, em seu sentido mais básico, significa “seguidor de Cristo”. Se os cristãos exibem tal desacordo profundo sobre Jesus Cristo, podem realmente estar seguindo a mesma Pessoa?

Esse tema se torna ainda mais importante, pois, em sua forma mais comum, o Cristianismo é proclamado como uma mensagem sobre Jesus. O que uma pessoa acredita sobre Jesus, então, informa sua compreensão da própria religião. Podemos ver o resultado desse processo nas milhares de denominações cristãs em todas as partes do mundo. Embora todas afirmem ser cristãs, as seitas individuais enfatizam diferentes aspectos de Jesus em seu ensino. Por exemplo:

  • Um grande grupo denominacional deriva seu nome da prática de Jesus de batizar convertidos e da crença de que isso deveria ser feito por imersão total. As igrejas dessa denominação tradicionalmente enfatizam a conformidade a certas regras de conduta cristã. Para eles, Jesus é um grande Professor moral.
  • Outro grande grupo de denominações leva seu nome da promessa de Jesus do dom do Espírito Santo, que foi cumprida no Dia de Pentecostes após a morte e ressurreição de Jesus. Eles são conhecidos por seu grande desejo de expressar os dons do Espírito, especialmente falar em línguas. Em outras palavras, eles veem Jesus como um Fazedor de Milagres.
  • Os Adventistas do Sétimo Dia derivam seu nome do sábado do sétimo dia, que os evangelhos mostram que Jesus guardava, além de Sua promessa de voltar. Eles promovem Jesus como o portador do descanso de Deus que em breve virá.
  • Os Metodistas são assim chamados porque John Wesley enfatizava uma abordagem estruturada e metódica para o estudo da Bíblia e a vida cristã, ensinando que os crentes devem exercer seu livre arbítrio para chegar a Cristo (ao contrário de serem absolutamente predestinados para a salvação). Assim, eles destacam os muitos mandamentos de Jesus para o indivíduo se envolver ativamente em sua própria salvação e crescimento cristão.
  • As Igrejas Reformadas, descendentes do ensinamento de João Calvino, destacam a necessidade da graça por meio da fé em Cristo, como reação aos abusos da doutrina da igreja católica medieval sobre as obras. Dessa forma, eles veem Jesus como um Redentor gracioso.

A maioria das denominações pode ser caracterizada identificando sua compreensão central sobre Jesus. Ele é a figura central do Cristianismo, então, como um indivíduo vê Cristo determina no que ele acredita e na religião que segue.

Essa confusão sobre Ele começou durante Sua própria vida, mesmo entre aqueles que o conheciam desde a infância:

Quando Ele chegou a Sua própria terra, Ele os ensinou em sua sinagoga, de modo que eles ficaram espantados e disseram: “De onde este homem tirou essa sabedoria e essas obras poderosas? Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria? E seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não estão todas conosco? Então, de onde lhe veio tudo isso?” E ficaram escandalizados com Ele. (Mateus 13:54-57)

Havia um desacordo geral na Judeia sobre quem Ele era:

  • Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou a Seus discípulos, dizendo: “Quem os homens dizem que eu, o Filho do Homem, sou?” Então eles disseram: “Alguns dizem João Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias ou um dos profetas.” (Mateus 16:13-14)
  • E quando Ele entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, dizendo: “Quem é este?” Então as multidões diziam: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.” (Mateus 21:10-11)
  • Agora alguns deles de Jerusalém diziam: “Não é este aquele a quem buscam para matar? Mas vejam! Ele fala ousadamente, e eles nada lhe dizem. Será que os governantes realmente sabem que este é verdadeiramente o Cristo? No entanto, sabemos de onde este homem é; mas, quando o Cristo vem, ninguém sabe de onde Ele é.” (João 7:25-27)

Claro, Seus inimigos também tinham perguntas sobre Ele:

  • E os escribas e os fariseus começaram a raciocinar, dizendo: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus sozinho?” (Lucas 5:21)
  • E aqueles que estavam à mesa com Ele começaram a dizer a si mesmos: “Quem é este que até perdoa pecados?” (Lucas 7:49)
  • Por isso, alguns dos fariseus diziam: “Este homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros diziam: “Como pode um homem que é pecador fazer tais sinais?” E havia divisão entre eles. (João 9:16)

No entanto, Mateus 16:15-17 nos fornece o melhor ponto de partida, confirmado pelo próprio Cristo, para responder à pergunta “Quem é Jesus?”

Ele disse a [Seus discípulos]: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” E Jesus, respondendo, disse-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne nem sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”

A resposta revelada por Deus é que Jesus é o Mess

ias prometido, o Filho literal do Ser Supremo de todo o universo. É claro, Ele é muito mais do que isso, mas esses dois fatos são os mais fundamentais para nossa compreensão espiritual deste ser maravilhoso. Eles nos dão a base de Sua relação conosco e nosso futuro, assim como Sua relação com a Divindade, fixando-O como a ponte entre o homem e Deus. A partir dessa base, podemos iniciar uma consideração mais profunda do Jesus bíblico.

Deixe um comentário