google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Crianças perguntam: Como Jesus pode estar no céu e conosco?

As crianças fazem muitas perguntas, e às vezes elas fazem grandes perguntas sobre Deus. Aqui está uma que surgiu recentemente: “Como Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo?” E, “Se Deus está em todo lugar, ele está dentro do meu nariz e boca também? Como Deus pode estar com tantas pessoas ao mesmo tempo? Isso é gente demais!”

Como você responderia? Aqui está como eu abordaria isso com as crianças.

Precisamos de Jesus Conosco

Certamente queremos saber que Jesus está conosco, não é mesmo? Quando estamos assustados por causa de uma tempestade ou tristes porque um amigo se mudou, queremos ter certeza de que Jesus está bem ali, cuidando de nós. É bom querer isso.

As crianças perguntam, ‘Se Jesus está em todo lugar, ele está dentro do meu nariz e boca também? Como Jesus pode estar com tantas pessoas ao mesmo tempo?’

Jesus nos ama mais do que qualquer outra pessoa e ele tem o poder de cuidar de nós melhor do que qualquer outra pessoa também. Mas pode ser difícil acreditar que Jesus está conosco, porque sabemos que depois que Jesus ressuscitou dos mortos, ele voltou para o céu. A Bíblia nos diz que Jesus está no céu agora, governando seu reino e orando por seu povo. Então como ele pode estar no céu e também conosco na Terra?

Há muitos anos, os discípulos de Jesus queriam saber a resposta para essa mesma pergunta. Jesus tinha dito a seus discípulos que ele ia morrer e depois ir para o céu. Eles eram homens crescidos, mas ainda estavam preocupados em enfrentar coisas difíceis sem Jesus com eles. A Bíblia diz que eles ficaram tristes quando pensaram que Jesus ia embora (João 16:6). Eles queriam ter certeza de que ele ainda os amaria, cuidaria deles e estaria perto deles, mesmo do céu.

Jesus não queria que seus discípulos ficassem preocupados. Então ele disse a eles que iria enviar a eles um “Ajudante”, o seu Ajudante, para estar com eles (v. 7).

Quem é Jesus?

Para entender quem é o Ajudante, precisamos começar perguntando, Quem é Jesus? Jesus é tanto Deus quanto homem. Não há dois Jesuses, mas apenas um Jesus – aquele que é Deus e humano. Como alguém pode ser Deus e um humano? Isso parece impossível, não é mesmo? Mas para Deus, nada é impossível!

A Bíblia ensina que há um só Deus em três pessoas: Deus o Pai, Deus o Filho (que se chama Jesus) e Deus o Espírito Santo. Existem três deuses? Não, há apenas um Deus e ele existe em três pessoas. Isso pode parecer confuso, mas está tudo bem, porque podemos acreditar no que a Bíblia ensina, mesmo que não possamos entender completamente o tempo todo.

Como Jesus é o Filho de Deus, ele é poderoso o suficiente para nos salvar como só Deus pode fazer. Porque ele também é um humano, ele pode viver uma vida perfeita e morrer uma morte perfeita para que pudéssemos ser perdoados.

E porque Jesus é Deus e um humano, isso pode ajudá-lo a responder a essa grande pergunta: Como Jesus pode estar no céu e conosco ao mesmo tempo? Vamos pensar sobre isso.

Poderoso O Suficiente Para Estar Conosco
Jesus é Deus? Sim, Jesus é Deus.

A Bíblia diz que Deus é maior e mais poderoso do que podemos imaginar. Ninguém e nada pode manter Deus preso em um só lugar. Você não pode colocar Deus numa coleira como um cachorrinho. Você não pode manter Deus num tanque como um peixe. Você não pode prendê-lo ao chão numa luta divertida como você faria com seus amigos ou irmãos ou irmãs. Você nem sequer pode manter Deus no maior oceano do mundo!

Deus é tão poderoso que ele pode estar onde quiser, a qualquer hora que quiser. A Bíblia tem toneladas de histórias sobre Deus estar com o seu povo. Ele encontrou Moisés numa sarça ardente. Ele encontrou Moisés numa montanha. Ele liderou seu povo para fora da escravidão e numa grande jornada pelo deserto. Ele até estava com eles no templo (o prédio onde o povo de Deus no Antigo Testamento vinha adorá-lo).

Deus criou tudo. Ele é tão poderoso que nada pode contê-lo. Não há lugar em todo o universo para onde possamos fugir de Deus. E ele é tão poderoso que ele pode estar conosco em qualquer lugar, a qualquer hora.

Bondoso O Suficiente Para Enviar o Ajudante
Jesus é um humano? Sim, Jesus é um humano. Ele é o humano perfeito que resolveu o nosso problema do pecado.

Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados como o sacrifício perfeito. Então ele ressuscitou dos mortos para derrotar o pecado e a morte. Depois que ele ressuscitou, a Bíblia diz que ele foi estar com o Pai no céu como o Rei do universo. Isso significa que Jesus está longe de nós agora? Não, Jesus está sempre conosco porque Deus está sempre conosco através do Espírito Santo. Deus o Espírito Santo é o Ajudante que Jesus prometeu.

Isso é uma boa notícia, mesmo que não pareça uma boa notícia à primeira vista. Podemos pensar que seria melhor se Jesus ainda estivesse na Terra, entrando em nossas casas e falando conosco pessoalmente quando estamos doentes ou tristes. Foi isso que os discípulos também pensaram. Mas Jesus disse aos seus discípulos que era melhor para eles se ele fosse para o céu e enviasse o seu Espírito para estar com eles (João 16:7).

Por quê? Quando estava na Terra, Jesus estava perto de apenas algumas pessoas de cada vez. Mas porque ele foi para o céu e enviou seu Espírito, Jesus está próximo de todos que confiam nele. Porque o Espírito veio, ele agora mostra às pessoas o seu pecado, faz seus espíritos reviverem e as ajuda a crer em Jesus (vv. 8-11). Porque os cristãos têm o Espírito Santo, ele nos ajuda a lembrar e entender tudo o que Jesus ensinou, para que saibamos como amá-lo e segui-lo (vv. 13-15).

A Bíblia até diz que o Espírito dentro de nós ora a Deus o Pai por nós quando não sabemos o que dizer (Romanos 8:26-27).

Sim! Jesus Está Conosco.
Outro dos discípulos de Jesus, uma mulher chamada Maria Madalena, viu Jesus logo depois de ele ressuscitar dos mortos. Ela ficou tão feliz por ele estar vivo que tentou agarrá-lo e dar-lhe um grande abraço para que ele nunca a deixasse.

Mas Jesus disse a ela que não deveria tentar mantê-lo com ela. Isso seria egoísta e não seria bom para Maria Madalena também. Em vez disso, Jesus disse a ela que estaria mais próximo dela e de toda a sua família do que nunca. Quando Jesus subiu ao céu, ele se certificaria de que todos soubessem que poderiam fazer parte da família de Deus e estar perto dele (João 20:17).

Jesus disse aos seus discípulos que era melhor para eles se ele fosse para o céu e enviasse o seu Espírito para estar com eles.

Porque Jesus enviou o Ajudante, Deus está sempre com o seu povo. Isso é uma boa notícia! Você nunca precisa se preocupar se Jesus está ocupado demais para você. Você nunca precisa se preocupar se Jesus está muito longe para vê-lo ou ouvir suas orações. Você nunca precisa esperar que Jesus termine de falar com outra pessoa antes de falar com você.

Jesus é Deus. Jesus enviou o Espírito Santo como seu Ajudante, e Jesus está sempre conosco! Jesus prometeu estar perto de nós até voltar para nos levar para estar com ele onde ele está (João 17:24; Mateus 28:20).

Com informações da thegospelcoalition.org

Deixe um comentário