google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Quem Foi Nicodemos na Bíblia: Sua História e Significado

Nicodemos é uma figura proeminente no Novo Testamento da Bíblia, especificamente no Evangelho de João. Ele é importante porque sua interação com Jesus fornece insights teológicos significativos e é central para o entendimento cristão da fé, renascimento e salvação.

Sabemos por João 3 que Nicodemos era um fariseu, membro do conselho governante judeu, que veio a Jesus à noite com uma pergunta. Ele recebeu uma resposta que gerações de cristãos guardariam em seus corações.

Jesus Ensina Nicodemos: Você Deve Nascer de Novo

Havia um homem dos fariseus chamado Nicodemos, um governante dos judeus. Este homem veio a Jesus à noite e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um mestre vindo de Deus, pois ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, a menos que Deus esteja com ele.” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo que, a menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus.” Nicodemos perguntou: “Como pode um homem nascer sendo velho? Pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo que, a menos que alguém nasça da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: ‘Você deve nascer de novo.’

O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é com todos os nascidos do Espírito.” Nicodemos perguntou: “Como podem ser essas coisas?” Jesus respondeu: “És tu mestre em Israel e não entendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos, mas vocês não aceitam nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres e não credes, como crereis se vos falar das celestiais?

Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve o Filho do Homem ser levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. (João 3:1-15)

Nicodemos é mencionado mais duas vezes no Evangelho de João. Em João 7:50-52, ele questiona a decisão do Sinédrio de prender Jesus, sugerindo que Jesus deveria ter uma audiência justa. Mais tarde, em João 19:38-42, Nicodemos, junto com José de Arimateia, está envolvido no enterro de Jesus, significando uma identificação pública com Jesus e Seu movimento.

Significado de Nicodemos na Bíblia

A importância da história de Nicodemos reside em vários aspectos-chave:

Ensino sobre o Renascimento Espiritual: A conversa entre Nicodemos e Jesus é um ensino fundamental sobre o conceito de “nascer de novo” ou “nascer do Espírito”. Destaca a transformação espiritual que é central para a fé e salvação cristãs.

Respostas Divergentes a Jesus: Nicodemos representa um fariseu que, apesar de sua cautela inicial, estava aberto a considerar as alegações de Jesus. Isso destaca as diversas respostas das pessoas a Jesus durante seu ministério, desde a curiosidade até a oposição.

Testemunho Público: O envolvimento posterior de Nicodemos no enterro de Jesus demonstra uma mudança em seu relacionamento com Jesus de um inquiridor secreto para uma associação mais pública, que pode ser vista como um ato de fé e compromisso.

Conversa Secreta de Nicodemos com Jesus

Em João 3, Nicodemos admite que Deus deve ter enviado Jesus por causa de todos os sinais milagrosos que ele realizou. Jesus vai direto ao ponto respondendo com a verdade firme: “…ninguém pode ver o reino de Deus, a menos que nasça de novo” (João 3:3).

Pensando literal e fisicamente, Nicodemos pergunta como alguém pode nascer duas vezes (João 3:4). Jesus continua a conversa, ensinando Nicodemos sobre a necessidade de nascer do Espírito (João 3:5-8).

Então Nicodemos simplesmente pergunta: “Como pode ser isso?” (João 3:9). Jesus lamenta que Nicodemos pareça não entender um conceito tão celestial (João 3:12) e se baseia em uma história do Antigo Testamento (Números 4-9), que um fariseu certamente já teria ouvido, para ilustrar como nascer de novo e chegar ao céu.

“Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim o Filho do Homem deve ser levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna” (João 3:14-15).

É nesta história de Nicodemos que João escreve o versículo inspirado por Deus:

“Pois Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dele.” (João 3:16-17)

Nicodemos Não era um Espião

Alguns estudiosos questionam os motivos de Nicodemos. Eles afirmaram que ele veio como representante do Sinédrio como uma espécie de espião, encarregado de prender Jesus em dar uma resposta oficial com base nas perguntas que faria. Afinal, Nicodemos fala usando o plural da primeira pessoa (“Sabemos que Você veio de Deus como um Mestre”). Mas há três problemas com essa ideia.

Como outros oficiais judeus desafiaram Jesus em público, Nicodemos não precisaria se esgueirar pela noite para visitar Jesus.

Ele não perguntou; ele declarou que Jesus era um Mestre vindo de Deus. Isso dificilmente parece a linguagem de um inquiridor desaprovador.

Principalmente, Nicodemos mais tarde se revela como um crente quando vem com José de Arimateia para preparar o corpo de Jesus para um enterro judeu adequado (João 19:39).

Nicodemos Estava Honestamente Buscando Deus

A melhor resposta é que Nicodemos, embora ainda não totalmente convencido da divindade de Jesus, tinha visto os milagres que Jesus realizou. Comparando o que sabia do Antigo Testamento e a expectativa do Messias, ele planejou um jeito de ver Jesus. Portanto, ele veio honestamente buscando a Deus. Até o momento da crucificação de Jesus, Nicodemos tinha se tornado ousado o suficiente para revelar publicamente o que agora acreditava.

“E embora agora ele tenha vindo à noite, depois ele confessou Cristo publicamente”, segundo o Comentário Conciso de Matthew Henry.

O que Mais a Bíblia Diz Sobre Nicodemos?
Em João 7:50-51, Nicodemos falou a um grupo de fariseus incrédulos contra a prisão ilegal de Jesus.

Mais tarde, em João 19:39, depois que Jesus foi crucificado, Nicodemos se juntou a José de Arimateia para dar a Jesus um enterro judeu tradicional.

Nicodemos “trouxe uma mistura de mirra e aloés, cerca de trinta e cinco quilos” (João 19:39).

Via christianity.com

Deixe um comentário