google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Quando Jesus Voltará? Será em Breve?


Quando você chega ao final da Bíblia, no Livro do Apocalipse, Jesus faz uma declaração final: “Sim, eu estou vindo em breve” (Apocalipse 22:20). Com base nessa afirmação, se você perguntasse a um crente se Jesus está voltando em breve, eles provavelmente diriam “sim”, porque eles acreditam no que Jesus disse. Eu concordaria com eles.

A dificuldade em acreditar que Jesus está voltando em breve reside no fato de que se passaram 2.000 anos desde que ele disse que voltaria em breve, e ainda estamos esperando. Se isso é breve, não parece ser. Isso nos obriga a lidar com a palavra “breve”. Costumamos associar “breve” à imediatez. Claramente, o “breve” para Jesus é diferente do “breve” para nós. O fato de Jesus estar voltando em breve não significa que ele vai voltar amanhã… mas ele poderia. Jesus voltar em breve poderia significar que ele retornará nos próximos dias, nos próximos anos, nas próximas décadas ou possivelmente nos próximos séculos. Precisamos lidar com a questão de sua vinda em breve e estar preparados para aqueles que ficam cansados de ouvir sobre isso.

“Acima de tudo, é preciso entender que, nos últimos dias, virão os escarnecedores, zombando e seguindo seus próprios desejos malignos. Eles dirão: “Onde está essa “vinda” que ele prometeu? Desde que nossos ancestrais morreram, tudo continua como desde o início da criação”. (2 Pedro 3:3-4)

O que a Bíblia diz sobre o retorno de Jesus?

Quando a Bíblia fala sobre o retorno de Jesus, ela faz referência a tempos e estações (Atos 1:7). Jesus também nos dá sinais a serem observados, indicando que sua volta está próxima. Mateus 24 contém um dos discursos mais longos sobre esse assunto, quando Jesus responde à pergunta dos discípulos: quais serão os sinais de tua vinda e do fim dos tempos? (Mateus 24:3). Entre os sinais que Jesus menciona estão falsos Messias, juntamente com guerras e rumores de guerras. Ele diz que nação se levantará contra nação e reino contra reino. A palavra para “nação” no grego original é ethnos, de onde vem a palavra “etnia”. Temos visto em nossa sociedade a proliferação de um grupo étnico se revoltando contra outro grupo étnico. Ele também menciona fomes e terremotos em diversos lugares. Haverá um período de perseguição e o surgimento de falsos profetas que trarão grande engano. Por causa dessas coisas, muitos se desviarão. O amor de muitos esfriará. Nesse contexto, a mensagem do evangelho será pregada até os confins da Terra, e então o fim virá. O desafio ao entender sinais desse tipo é que há vários momentos na história humana aos quais poderíamos conectar esses sinais, incluindo o período em que vivemos agora. Isso destaca ainda mais o problema que estudiosos da Bíblia enfrentam ao determinar em que ponto do calendário profético estamos. Além disso, embora Jesus indique o que acontecerá antes de sua vinda, ele nunca diz por quanto tempo essas coisas ocorrerão. Quando colocamos tudo junto, tudo o que nos resta é que Jesus está voltando em breve, embora não saibamos por quanto tempo será esse “breve”.

“Por que Jesus disse que o Reino de Deus está próximo?

“A partir daquele momento, Jesus começou a pregar: ‘Arrependam-se dos seus pecados e voltem-se para Deus, pois o Reino dos Céus está próximo.'” (Mateus 4:17 NLT)

O Reino dos Céus ou o Reino de Deus existe em duas realidades para os crentes. Primeiro, é uma realidade presente, pois agora experimentamos alguns dos benefícios do reino. Por exemplo, somos revestidos da justiça de Deus, temos paz com Deus e experimentamos alegria no Espírito Santo. Segundo Romanos 14:17, isso é o Reino de Deus. Quando Jesus andava na Terra, ele trouxe acesso a este reino. Ele permitiu que as pessoas, naquela época e agora, experimentassem seu amor, graça, misericórdia e poder, todos reflexos do reino. Ele demonstrou a autoridade do reino quando estava na Terra, e ainda podemos experimentar isso agora. No entanto, o Reino de Deus também é uma realidade futura. Embora tenhamos um gostinho do reino, não podemos experimentá-lo completamente nesta vida. Isso acontecerá quando Jesus retornar, quando ele estabelecer completamente seu domínio e autoridade sobre a Terra. Mesmo que ele tenha toda a autoridade agora, ainda experimentamos os efeitos do pecado em nossa sociedade, porque, embora o Reino de Deus esteja próximo, está próximo apenas para aqueles que creem. Aqueles que não creem não fazem parte do Reino de Deus agora, nem farão parte do Reino de Deus mais tarde.”


Podemos Saber Quando Jesus Está Voltando?

Quando voltamos à palavra “breve”, temos que reconhecer que inúmeras pessoas tentaram atribuir-lhe um número. Muitos tentaram colocar uma data ou hora para o retorno de Jesus. Nenhum deles acertou, e nenhum deles jamais acertará. Eis o que Jesus declarou sobre a hora de seu retorno.

É simples de entender e não requer nenhum conhecimento de grego ou interpretação bíblica profunda. Ninguém significa absolutamente ninguém. Você pode ignorar qualquer pessoa que preveja quando Jesus vai voltar. Se eles derem uma data, essa data está errada. Não dê qualquer consideração a isso, não dê qualquer credibilidade a isso e, por favor, não tome decisões baseadas nisso. Cada pessoa que tentou prever quando Jesus está voltando esteve errada, e eles continuarão a estar. Independentemente de quando você pense que ele está voltando, este versículo resume a única coisa que podemos afirmar com certeza.

“Portanto, estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora em que vocês não esperam.” (Mateus 24:44)

O que Devemos Fazer Enquanto Esperamos o Retorno de Jesus?

Eu explorei mais a fundo essa pergunta em “Já que Jesus Está Voltando em Breve, Como Isso Deveria Afetar a Maneira como Vivemos?” Por enquanto, há três coisas que você deve fazer enquanto espera o retorno de Jesus. Vigiar. Orar. Trabalhar.

Vigiar – Vigiar é estar ciente de que ele pode voltar a qualquer momento. Isso nos remete ao conceito de “breve”. Não sabemos o dia nem a hora, mas conhecemos os tempos e as estações. Se me perguntasse, eu diria que o retorno de Jesus poderia acontecer durante a minha vida. Embora eu não possa afirmar isso com certeza, eu vigio para não ficar surpreso se ele voltar. Ao pensar sobre o que significa vigiar, eu o encorajo a ler este artigo, que explora mais a fundo esse conceito.

Orar – Orar é garantir que seu coração esteja pronto para quando ele voltar. Você está vivendo de maneira correta? Está buscando viver de uma forma que seja agradável a Deus e que reconheça que ele pode voltar a qualquer momento? Quando você ora, alinha seu coração com o coração de Deus, o que o prepara para estar pronto quando ele vier.

Trabalhar – Trabalhar é cumprir a missão que Deus nos deu enquanto esperamos. Embora saibamos que Jesus está voltando, ainda temos um trabalho a fazer neste mundo. Isso inclui amar os outros, compartilhar o evangelho e viver uma vida que glorifica a Deus. Nosso trabalho não é apenas esperar passivamente, mas também ser ativos na expansão do reino de Deus enquanto esperamos pela sua volta.


Não devemos ficar parados, esperando Jesus voltar. Devemos fazer o que Ele nos chamou para fazer: fazer discípulos de todas as nações. Tenho certeza de que algo chamado Grande Comissão lhe soa familiar. Devemos trabalhar nisso até que Ele venha ou até que deixemos esta Terra. Sejamos fiéis ao chamado e façamos o que Jesus deseja. Há algo melhor para fazer do que estar cumprindo a vontade Dele quando Ele retornar? Se existe, eu ainda não descobri.

Jesus está voltando em breve?

A resposta é um sonoro sim. Tudo o que peço é que não me perguntem quando, porque eu não faço ideia. Tudo o que posso dizer é que Ele está voltando em breve, e o que isso significa para você, a volta Dele será em um dia e hora que você menos espera.

Nós, alegremente, confessamos como cristãos que Jesus Cristo realmente e verdadeiramente voltará à Terra. É importante para nós reconhecer que Jesus mesmo disse que Ele retornaria à Terra. Quando Ele estava falando com seus discípulos no Monte das Oliveiras, Ele lhes disse que voltaria com poder e glória. Os anjos também disseram que Jesus Cristo voltaria. No Capítulo 1 dos Atos, quando fala sobre Jesus ascendendo ao Seu Pai, então os anjos estão lá e disseram: “Ele voltará da mesma maneira que partiu.”

Uma das coisas interessantes, ao observarmos a história da igreja, é que, embora diferentes cristãos ao longo da história da igreja tenham tido perspectivas diferentes sobre o fim dos tempos, eles concordaram sobre certas coisas básicas sobre o fim dos tempos. E uma delas é que Jesus Cristo voltará à Terra. Se olharmos para os pais da igreja, todos esses diferentes indivíduos, uma das coisas que encontramos é que há pelo menos três coisas que eles afirmam sobre o fim dos tempos, sobre o retorno de Jesus. É que Jesus Cristo voltará fisicamente à Terra. Mas não apenas isso, que Deus ressuscitará os justos e os ímpios para o julgamento. E, em terceiro lugar, que Jesus Cristo fará as coisas certas e novas no mundo. Haverá uma restauração, poderíamos dizer.

Todas essas coisas são importantes. Todas essas coisas são confessadas pelos cristãos ao longo das eras, apesar de todas as suas diferenças sobre o fim dos tempos. Está até mesmo inserido no Credo dos Apóstolos. Você encontra no Credo dos Apóstolos que fala que Jesus Cristo ascendeu ao Seu Pai. De lá, Ele retornará para julgar os vivos e os mortos. E não apenas Ele voltará para julgar os vivos e os mortos, mas haverá vida eterna ou vida para sempre. Jesus voltará? Sim. Nós, como cristãos, afirmamos isso, não simplesmente de forma relutante porque pensamos: “Ah, Ele vai voltar”, mas alegremente. Jesus Cristo verdadeiramente voltará, mesmo assim, vem Senhor Jesus.

Deixe um comentário