google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O que era lepra na Bíblia?

O Terror da lepra

A lepra era o flagelo do mundo antigo. Nada evocava mais medo, mais pavor ou mais repulsa do que a visão desses mortos-vivos.

Era assim que se chamava um leproso, um morto-vivo. O cheiro de sua carne em decomposição anunciaria sua vinda muito antes que os pedaços esfarrapados de suas roupas fossem vistos, ou seu rouco “Imundo! Imundo!” anúncio que ele era obrigado a declarar pudesse ser ouvido.

O arrastar cambaleante dos pés sem dedos, o vagar dos olhos cegos e o gemido de uma boca sem bochecha, tudo apontava para a Lepra, esse agressor invisível que destruiu lentamente os corpos humanos e tornou o indivíduo intocável para a sociedade.

 

O Terror da Lepra

A lepra era o flagelo do mundo antigo. Nada evocava mais medo, mais pavor ou mais repulsa do que a visão desses mortos-vivos. Era assim que se chamava um leproso, um morto-vivo. O cheiro de sua carne em decomposição anunciaria sua vinda muito antes que os pedaços esfarrapados de suas roupas fossem vistos, ou seu rouco “Imundo! Imundo!” anúncio que ele era obrigado a declarar pudesse ser ouvido. O arrastar cambaleante dos pés sem dedos, o vagar dos olhos cegos e o gemido de uma boca sem bochecha, tudo apontava para a Lepra, esse agressor invisível que destruiu lentamente os corpos humanos e tornou o indivíduo intocável para a sociedade.

Sinais e Sintomas da Hanseníase

O grande estudioso da cultura judaica, Edersheim, diz que a doença que hoje chamamos de lepra geralmente começa com dores em certas áreas do corpo. Segue-se a dormência. Logo a pele nessas manchas perde sua cor original.

Torna-se espesso, brilhante e escamoso. … À medida que a doença progride, as manchas espessadas tornam-se feridas sujas e úlceras devido ao fornecimento insuficiente de sangue.

A pele, principalmente ao redor dos olhos e das orelhas, começa a enrugar-se, com sulcos profundos entre os inchaços, de modo que o rosto do indivíduo afetado começa a se assemelhar ao de um leão. Os dedos caem ou são absorvidos; os dedos dos pés são afetados de forma semelhante.

Sua garganta fica rouca e agora você pode não apenas ver, sentir e cheirar o leproso, mas também ouvir sua voz rouca. E se você ficar algum tempo com ele, pode até imaginar um gosto peculiar na boca, provavelmente por conta do odor.

Hanseníase na Bíblia

A lepra é uma imagem física vívida e gráfica da contaminação espiritual do pecado.

O pecado é feio, repugnante, incurável e contaminante; separa os homens de Deus e os torna excluídos.

As instruções dadas aos sacerdotes em Levítico 13 ajudam-nos a compreender a natureza do pecado: O pecado está dentro de nós, mais profundo que a pele ( Levítico 13:3 ); o pecado também se espalha ( Levítico 13:8 ); o pecado sempre contamina e isola ( Levítico 13:45-46 ); e assim como as vestes leprosas servem apenas para o fogo ( Levítico 13:52-57 ), aqueles que morrem vestidos de pecado queimarão para sempre.

Mas então veio Jesus [ Marcos 1:40-45 ]. Quando o intocável é tocado por Jesus (cf. Levítico 13:42 ), “Imediatamente a lepra o deixou e ele foi curado”.

Retirado de ” Touched By Jesus ” por Discover the Book Ministries (usado com permissão).

Deixe um comentário