google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Por que Jesus perguntou três vezes se Pedro o amava?

Acho interessante que quando Pedro encontrou o Cristo ressuscitado, Jesus lhe fez a mesma pergunta três vezes. Quantas vezes Pedro negou o Senhor? Três. E três vezes Jesus lhe perguntou: “Simão, filho de Jonas, você me ama…?” (João 21:15–17). O antigo Pedro teria dito: “Eu te amo? Ninguém te ama como eu, Jesus.”

Mas o novo e melhorado Pedro arrependido disse: “Sim, Senhor; Você sabe que eu te amo” (versículos 15–17).

Jesus usou a palavra grega ágape para amor nas duas primeiras vezes, enquanto Pedro usou uma palavra diferente, phileo. Ágape carrega o significado de amor intenso, completo, devotado e sacrificial, enquanto phileo se refere ao amor como na amizade. Então, Pedro estava essencialmente dizendo: “Bem, Senhor, tudo o que posso fazer agora é que gosto de Ti como um amigo”.

Eu não criticaria Peter por isso. Foi uma avaliação honesta de onde ele estava. Nunca se vanglorie do quanto você ama Jesus; vanglorie-se do quanto Jesus ama você. Nosso amor é inconstante. Corre quente e frio. Mas o amor de Deus por nós nunca muda. Está sempre lá. É por isso que o apóstolo João se referiu a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava”. Isso não foi arrogante. João estava dizendo que sabia que Jesus o amava. E você precisa saber que Jesus o ama, mesmo que você tenha se afastado Dele. Talvez você tenha estragado tudo. Talvez você esteja em um estado de apostasia. A maneira de se acertar com Deus é retornar a Ele. Ele diz em Jeremias 3:22: “Voltem, filhos rebeldes, e eu curarei as suas apostasias”. Então, lembre-se de onde você estava. Volte e se arrependa do seu pecado. E então comece a viver como Deus quer que você viva.

Deixe um comentário