google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Quem Matou Jesus? Uma Reflexão Profunda sobre a Culpa

Adoramos romances cheios de suspense e mistério, não é mesmo? É emocionante tentar descobrir quem é o culpado antes do desfecho. A morte de Jesus não é realmente um mistério, pois sabemos que Ele morreu e ressuscitou. No entanto, há uma pergunta importante que devemos considerar: Quem matou Jesus? Quem devemos culpar por Sua morte? Para responder a essas perguntas, há quatro principais suspeitos a considerar. Após analisar cada um, oferecerei uma conclusão final.

Quem Matou Jesus — Pilatos e os Romanos?
Na época de Jesus, o poder de executar estava nas mãos do governo romano. Se alguém fosse ser executado, especialmente por crucificação, alguém com autoridade de Roma precisava dar a ordem. Pilatos era o governador, e Jesus só seria executado se ele desse a palavra. Ele tinha pleno poder para dar ou revogar essa ordem. Ao ler os relatos que antecederam a morte de Jesus, a multidão clamava pela execução Dele. Apesar de pedirem Sua crucificação, só podiam gritar. Pilatos teve que dar a ordem. Uma vez que Pilatos o fez, abriu-se caminho para a crucificação de Jesus. Porque Pilatos deu a ordem e os soldados romanos a executaram, poderíamos dizer que foram os romanos que mataram Jesus.

Quem Matou Jesus — Os Judeus?
Outro suspeito fácil de apontar são os judeus (não como raça, mas os específicos que planejaram Sua prisão e pediram Sua morte). Os fariseus, sumos sacerdotes e mestres da lei viam Jesus como uma grande ameaça. Ele expôs a hipocrisia deles, ameaçou suas posições de honra e poder. Jesus estava atrapalhando seus esquemas, e por isso, ele precisava partir. Ao ler os evangelhos, encontramos várias vezes em que os fariseus e líderes religiosos falaram sobre matar Jesus. Depois de Sua prisão, os sumos sacerdotes e anciãos argumentaram pela morte de Jesus. Não podiam matá-lo por violar a lei, pois Ele nunca o fez. No final, eles o mataram por dizer a verdade. Os judeus o mataram por blasfêmia, pois Jesus afirmava ser Deus… o que era verdade.

Quem Matou Jesus — Satanás?
É possível atribuir a morte de Jesus a Satanás? Sabemos que Satanás motivou os corações e mentes das pessoas daquela época porque queria matar Jesus. No início da vida de Jesus, Satanás influenciou Herodes a matá-lo. Quando Jesus começou Seu ministério, Satanás agiu através dos fariseus e mestres da lei, motivando-os a matar Jesus. Por ser o principal instigador desses pensamentos, podemos argumentar que Satanás matou Jesus.

Quem Matou Jesus — Nós?
Existe outro lugar para procurar a resposta sobre quem matou Jesus. Embora Pilatos tenha dado a ordem, motivado pelos judeus, sabemos que havia outro motivo para a morte de Jesus. Jesus não morreu por causa de Pilatos ou dos judeus. Jesus morreu por nossa causa. Podemos argumentar que nós o matamos. Isaías nos diz sobre a morte de Jesus:

“Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” (Isaías 53:5-6)

Já estabelecemos que Jesus não morreu por nenhum pecado que cometeu. Ele morreu por dizer a verdade. Sua morte foi o sacrifício necessário para tirar nossos pecados de uma vez por todas (Hebreus 10:10).

Se o pecado nunca tivesse entrado no mundo, Jesus não teria precisado morrer. Mas sabemos que o pecado entrou no mundo. O único remédio para o pecado que satisfaria a justiça de Deus seria um sacrifício perfeito e sem pecado, que Jesus se tornou para nós. Como a razão de Sua morte foram os pecados que você e eu cometemos, podemos argumentar que somos os que mataram Jesus.

A Resposta Final sobre Quem Matou Jesus
Ao considerar todos os suspeitos potenciais, realmente há uma conclusão a ser tirada. Embora cada suspeito tenha desempenhado um papel na morte de Jesus, ninguém é ultimamente responsável por Sua morte. Jesus não foi morto. Ele foi um sacrifício voluntário.

“O motivo pelo qual meu Pai me ama é que eu dou a minha vida — apenas para retomá-la novamente. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho autoridade para dá-la e autoridade para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai.” (João 10:17-18)

Jesus livremente deu Sua vida. Enquanto Satanás e aqueles que ele influenciou pensavam que estavam vencendo e se livrando desse incômodo, foram cegados para o plano real de Deus. A morte de Jesus não foi o clímax de um plano elaborado para encerrar Sua vida. A morte de Jesus fazia parte do plano de Deus para abrir caminho para a vida eterna. Quando Jesus estava na cruz, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes; eles não sabem o que estão fazendo.” Eles eram participantes que não tinham ideia do que realmente estava acontecendo. Isso torna a pergunta de quem matou Jesus tão fascinante. Tivemos um sacrifício voluntário que deu Sua vida e participantes cegos que pensaram que a estavam tomando. Quando você adiciona tudo, as palavras de Paulo em Coríntios têm um significado profundo.

“Nenhum dos governantes deste mundo o compreendeu, pois, se o tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:8)

Se você olhar para o panorama geral, não foram os romanos, os judeus, Satanás ou mesmo nós que matamos Jesus. Jesus foi morto porque era a vontade do Pai. A morte de Jesus na cruz foi pelo design de Deus para que pudéssemos ter vida através de Sua morte. Se você quiser atribuir a culpa pela morte de Jesus a alguém, atribua-a aos pés do Pai. Todos os outros podem ter desempenhado um papel, mas tudo o que estavam fazendo era cumprir o plano de Deus que foi elaborado antes da criação do mundo.

Deixe um comentário