google.com, pub-3122195818916078, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Por que Jesus amaldiçoou a figueira?

Para que serve uma árvore que não produz nada? Você também pode cortá-lo. Ou amaldiçoe-a, como Jesus fez com a figueira. Como Jesus sabia que a figueira era estéril? Porque as folhas e os frutos normalmente aparecem quase ao mesmo tempo. 

De manhã cedo, quando Jesus voltava para a cidade, ele estava com fome. Vendo uma figueira à beira da estrada, ele foi até ela, mas não encontrou nada nela, exceto folhas. Então ele disse: “Que você nunca mais dê frutos!” Imediatamente a árvore secou ( Mateus 21:18-19 ).

As figueiras servem para fazer figos.

Muito simples, na verdade. Plantamos macieiras porque queremos maçãs, pessegueiros porque queremos pêssegos, laranjeiras porque queremos laranjas e figueiras porque queremos figos. Poderíamos também perguntar: para que serve uma macieira que não produz maçãs? Você também pode cortá-lo. Ou amaldiçoe-a, como Jesus fez com a figueira em Mateus 21:18-19 .

Como Jesus sabia que a figueira era estéril? Porque as folhas e os frutos normalmente aparecem quase ao mesmo tempo. Ver uma figueira coberta de folhas mas sem frutos significava que ela era estéril.

Simbolismo e Contexto da Figueira Amaldiçoada

Três insights nos ajudarão a entender esta história:

Primeiro, no Antigo Testamento, a figueira costumava ser um símbolo da nação de Israel ( Jeremias 8:13 ; Oséias 9:10 ).


Em segundo lugar, também precisamos observar que a maldição da figueira ocorre na segunda-feira da Semana da Paixão de Jesus, quatro dias antes da sua crucificação.


Terceiro, esta história é colocada ao lado da história de Jesus purificando o templo em Jerusalém ( Mateus 21:12-17 ). Os prestamistas transformaram a casa do Senhor num covil de ladrões.

Eram aproveitadores que trocavam moeda estrangeira e também vendiam os animais que os adoradores de cidades distantes compravam para sacrificar diante do Senhor.

Através de um marketing astuto, eles poderiam cobrar taxas exorbitantes e matar os peregrinos que vinham adorar.

Toda a cena irritou nosso Senhor porque ele sabia que o templo deveria ser uma casa de oração para todas as nações.

O Significado da Parábola da Figueira

Amaldiçoar a figueira foi a maneira de Jesus dizer que toda a nação havia se tornado espiritualmente estéril diante do Senhor. Eles tinham a forma da religião, mas não a realidade. Eles sabiam as palavras certas a dizer, mas seus corações estavam longe de Deus.

Outra passagem bíblica sobre a parábola da figueira

Comparar e contrastar dois relatos da mesma história dá aos leitores o benefício de diferentes perspectivas e detalhes. No relato de Marcos ( Marcos 11:12-14 ), lemos a parábola da figueira antes de chegarmos a Jesus limpando os pátios do templo. Durante o relato de Mateus, a ordem da história é invertida.

“No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus estava com fome. Vendo ao longe uma figueira com folhas, foi ver se ela tinha algum fruto.

Ao chegar lá, não encontrou nada além de folhas, porque não era época de figos. Então ele disse à árvore: ‘Que ninguém mais coma seus frutos.’ E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.” ( Marcos 11:12-14 ).

Importância Cultural das Figueiras

De acordo com o Dicionário Bíblico de Smith, a figueira era muito comum na região tanto nos tempos bíblicos como ainda hoje.

E era de conhecimento comum na época de Jesus que se você visse folhas em uma figueira, também poderia esperar frutos, a menos que a árvore fosse estéril.

Em toda a Bíblia ( 1 Reis 4:25 ; Miquéias 4:4 ; Zacarias 3:10 ), sentar-se sob sua própria figueira era uma frase comum que simbolizava paz e prosperidade.

Extraído de ” Como a figueira murchou tão rapidamente? ” por Keep Belbeing Ministries (usado com permissão).

Por que Jesus esperava que a figueira tivesse figos?

Vários estudiosos consideraram por que a figueira não tinha figos.

EWG Masterman explica como o fato de Jesus estar em Jerusalém durante a Páscoa se ajusta às estações botânicas:

“O milagre de nosso Senhor ( Mateus 21:18-20 ; Marcos 11:12,13,10,21 ) que ocorreu na época da Páscoa, por volta de abril… Quando as folhas novas estão aparecendo novamente, em abril, cada figo – a árvore que vai dar frutos terá alguns taksh (“figos imaturos”) sobre ela, mesmo sendo “o tempo dos figos” ( Marcos 11:13 , versão King James), ou seja, de figos comestíveis comuns – ou colheita precoce ou tardia – “ainda não era.” Este taksh não é apenas comido hoje, mas é uma evidência segura, mesmo quando cai, de que a árvore que o produz não é estéril. Esta parábola representada deve ser comparada com Lucas 13: 6,9 ; agora o tempo do julgamento certamente estava chegando, o destino da infrutífera nação judaica foi forçosamente predito.”

John Lightfoot fornece mais detalhes sobre como a estação afetava se a figueira tinha algum fruto, sugerindo que Jesus tinha alguma pista de que ela tinha figos fora de época, mesmo sendo abril:

“Cristo, portanto, veio até a árvore em busca de frutos, embora ainda não fosse o tempo normal dos figos; porque era muito provável que algum fruto pudesse ser encontrado ali. Do ano atual, na verdade, ele não esperava nem poderia esperar qualquer fruta, quando estava tão longe de ser a época dos figos , que faltavam quase cinco meses: e pode-se duvidar se ainda tinha alguma folha do ano atual. Era agora o mês de Nisan, e aquele mês foi a época da primeira produção de folhas; de modo que se os botões das folhas tivessem acabado de aparecer, eles eram tão tenros, pequenos e mal dignos do nome de folhas (pois era apenas o décimo primeiro dia do ano). mês), que esperar figos do mesmo ano com aquelas folhas não foi apenas em vão, mas ridículo. Essas palavras parecem denotar algo peculiar, ter folhas ; como se as outras árvores ao redor estivessem sem folhas, ou, pelo menos , não tinha folhas como os figos prometidos. Marcos parece dar a razão pela qual ele veio mais para aquela árvore do que para qualquer outra; ou seja, porque ele viu folhas e, assim, esperava encontrar figos”.

Deixe um comentário